luvas-proteção

Saiba tudo sobre Luvas de Proteção.

As luvas de segurança são essenciais para o usuário ter a proteção necessária contra riscos nas atividades do dia a dia. Para que você tenha mais informações sobre as especificações e indicações de uso de cada uma, elaboramos um artigo detalhado sobre o assunto. Boa leitura

 

Qual utilidade de uma luva de proteção?

As luvas  são essenciais para o usuário ter a proteção necessária contra riscos nas atividades do dia a dia. Na Bemaker, encontramos diversos tipos de luvas Vamos lhe ajudar a entender um pouco sobre elas. Proteger as mãos é uma das medidas de segurança mais importantes, afinal, utilizamos esta parte do corpo com muita frequência nas tarefas profissionais. Então vamos mostrar um pouco sobre a eficiência de alguns modelos.

Como as luvas de segurança protegem as mãos?

A proteção das luvas de segurança está diretamente ligada às mãos e, em algumas situações, também aos membros superiores. Ou seja, é um EPI de uso individual que deve ser usado em pares no momento em que você realizar as atividades que exigem o uso das mesmas. Entre os principais riscos que as luvas de segurança conseguem reduzir ou eliminar de vez, estão:

• Riscos mecânicos: corte, abrasão e perfurações;
• Riscos físicos: queimaduras e choques elétricos;
• Riscos químicos: exposição a substâncias que podem gerar riscos à saúde, por exemplo, clorofórmio e formol;
• Riscos biológicos: fungos, bactérias, vírus, protozoários, parasitas, bacilos e demais.

Dessa forma, é possível perceber que os funcionários correm diversos riscos na realização de suas funções e que, muitas vezes, não têm a importância devida. Então, o uso das luvas nesse momento pode evitar danos irreversíveis à saúde, integridade física, segurança e bem-estar dos integrantes da equipe.

Quais os tipos de luvas de proteção?

Luvas de pigmentos, neoprene, PVC e látex são apenas algumas entre as várias opções disponíveis no mercado de equipamento de proteção individual. Esse é um EPI que pode ser descartável ou reutilizável, o que vai definir é o tipo de atividade desempenhada. Luvas descartáveis são mais comumente utilizadas em ambientes hospitalares, clínicas e consultórios. A durabilidade também depende do risco ao qual o material é exposto e as atividades que serão executadas.

O que é a Norma EN 388 – Riscos Mecânicos?

A norma EN388 estabelece os critérios e parâmetros para a proteção contra riscos mecânicos, e é expressa através
de um pictograma seguido por 4 números (níveis de desempenho), cada um representando um teste contra um risco específico

REQUISITOS

Uma luva de proteção contra os riscos mecânicos deve obter nível de desempenho 1 ou superior para ao menos um dos riscos específicos (abrasão, corte, rasgamento e perfuração), que se classificam de acordo com a tabela de níveis de desempenho.

NÍVEIS DE DESEMPENHO

O pictograma “Riscos mecânicos” é acompanhado por um código de 4 algarismos:

a) resistência à abrasão com base no número de ciclos necessários para o rompimento da amostra da luva. Entende-se por rompimento, quando há um furo ou buraco que atravessa a amostra.
b) resistência ao corte de lâminas com base no número de ciclos necessários para cortar a amostra.
c) resistência ao corte ao rasgamento com base na força necessária para rasgar a amostra.
d) resistência a perfuração com base na força necessária para furar a amostra.

en388

 

Confira alguns modelos:

 

LUVAflextactilS EM NYLON COM BANHO DE PU

Esse tipo de luva pode ser fabricado com fios naturais ou sintéticos, constituída por trama e urdume, banhadas ou pigmentadas com material polimérico antiderrapante (borracha nitrílica, natural, PVC). Elas podem ser usadas na indústria automobilística, para o manuseio de ferramentas, construção civil, jardinagem e também para proteção contra riscos mecânicos ou térmicos, como operações de caldeiras, fornos e estufas, manipulação de peças quentes, troca de lâmpadas, indústria cerâmica e de vidros, cozinha industrial, etc.

 

 

LUVAS TRICOTADAS COM PIGMENTOS PVC.

Luva de segurança tricotada sem costura, com pigmento em pvc nas palmas, com punho elástico e acabamento em overloque. Proteção das mãos e aderência em contato com objetos secos e abrasivos.

 

 

 

LUVA GLADIADOR (COM LATEX NAS PALMAS)

Luva de segurança tricotada em fios de algodão e poliéster, banho total em latéx natural na palma e pontas dos dedos, punho em elástico, reforçado na palma e nos dedos. O reforço entre o polegar e o indicador oferece alta resistência no trabalho com metais e peças cerâmicas. Sem costura interna, garante conforto sem abrir mão da segurança

 

 

No mercado de EPI existem dezenas de variações de luvas, por isso, antes de adquirir a sua luva ideal é importante conhecer os detalhes de funcionamento e as particularidades de uso. No blog da Bemaker do Brasil você tem acesso a informações credenciadas pela equipe técnica. Acompanhe nossas publicações e atualize-se sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *